Translate

sexta-feira, 13 de junho de 2014

JORGE ZALSZUPIN: UM ÍCONE DO DESIGN MODERNO NO BRASIL

Talvez você não esteja ligando o nome à pessoa, mas com TODA A CERTEZA você já viu, comprou ou desejou um móvel criado pelo designer polonês Jorge Zalszupin.

Poltrona Dinamarquesa, 1959

Carrinho de Chá JZ- 1950

Poltrona Veronica, 2008



QUEM É JORGE ZALSZUPIN? 

Nascido na Polônia em 1922, aos quinze anos foi atraído irresistivelmente por um livro, através da vitrine de uma livraria. Ao abrir aquele livro com pequenas letras LC (Le Corbusier) impressas em dourado na capa de juta, ficou irremediavelmente seduzido pela Arquitetura. Estudou durante a guerra e quando se formou em 1945, desiludido com destruição que viu em sua cidade, partiu em busca de outras terras. Depois da França, veio para o Brasil, onde encontrou condições para desenvolver sua arquitetura impar, poética, sensual e moderna. Para que os clientes aceitassem suas idéias arrojadas, teve que construir primeiro sua própria casa. Daí, desenhar o mobiliário, que se adequasse à sua arquitetura, foi uma conseqüência natural. As madeiras disponíveis, a avidez pelo novo do pós-guerra, a onda desenvolvimentista no Brasil daquele período eram condições ideais para que suas criações fossem muito bem aceitas pelas cabeças mais abertas. Mais adiante, aquele mobiliário de linhas puras, execução primorosa e materiais nobres, confortável e atemporal, foi industrializado. Sua marca L'Atelier espalhou-se por quase todo o Brasil e seus showrooms eram referenciais de modernidade. Em Brasília, nos anos 60/70, não havia prédio público que não tivesse a sua marca. Na fábrica, uma estrutura de primeiro mundo mobilizava designers, arquitetos, engenheiros, artesãos e toda uma estrutura de profissionais que colaboravam desde a pesquisa de materiais até o produto final produzido e comercializado.


Jorge Zalzupin é um nome obrigatório no panteão de todos os designers e decoradores de interiores. Suas criações integram o imaginário brasileiro, unindo sempre a simplicidade com muito bom gosto. Ficou com vontade de conhecer mais ? O Blog da Queen tem a solução:

A QUEEN BOOKS INDICA:

Jorge Zalszupin: Design Moderno no Brasil

Jorge Zalszupin carecia de uma obra que documentasse toda a sua extensa carreira- veja bem, CARECIA. A Editora Olhares, juntamente com a professora da FAU/USP Maria Cecilia Loschiavo dos Santos, atendeu as preces de todos os amantes do bom design e lançaram JORGE ZALSZUPIN: DESIGN MODERNO NO BRASIL. Esta edição reúne textos que contextualizam a produção do designer e contam a história da L'Atelier, pioneira na produção industrializada do móvel moderno brasileiro, nos anos 1960, e também no uso intensivo de design em produtos de plástico nos anos 1970. Há ainda verbetes ilustrados sobre 34 linhas de móveis do designer e, por fim, um capítulo sobre a reedição da obra de Zalszupin e sua inserção nas formas de produção e nos ambientes contemporâneos. O livro, que conta com prefácio do diplomata e crítico André Correa do Lago e foi organizado por Lissa Carmona Tozzi, é concluído com um contraponto afetivo: um ensaio fotográfico na casa do designer, ainda vivo aos 93 anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário